Belo Horizonte, 12 de abril de 2023

A sociedade tem passado por transformações diárias com o surgimento de novas tecnologias, inteligência artificiais e principalmente pela dinâmica de informação desenfreada. Durante a pandemia ficou claro o como as informações falsas e inverídicas são perigosas à saúde pública e individual, ou como a infoxicação tem sido mais presente nas nossas vidas.

Em outros países como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e Austrália, o bibliotecário tem atuado ativamente como profissional de saúde baseado em evidências, auxiliando as equipes clínicas, de gestão hospitalar e de saúde em tomadas de melhores decisões para os pacientes. Nesses países citados, existem associações fortalecidas que, inclusive, recomendam diversas ações de educação e competências profissionais para os bibliotecários estarem cada vez mais atualizados e ativos.

No contexto brasileiro, em especial no mineiro, encontramos alguns obstáculos em relação ao cumprimento de leis e normas que versam sobre a obrigatoriedade de bibliotecas com bibliotecários em hospitais que contam com residências, hospitais escolas, instituições de pesquisa e ensino ligados à saúde. Algumas justificativas são as de desconhecimentos das leis, da área ou dificuldade para contratação de pessoal capacitado.

Fundamentados nessas constatações, nós bibliotecários e participantes do I Encontro de Bibliotecários em Saúde de Minas Gerais, propomos com esta carta um compromisso coletivo em defesa, em registro e em reconhecimento da atuação do bibliotecário neste contexto tão específico.

Os bibliotecários em saúde trabalham desde da manutenção de bibliotecas físicas e digitais, auxílio a pesquisa e comitês de ética em pesquisa, bem como, em revisões de literatura sistematizadas e orientação aos pesquisadores, residentes, preceptores e demais profissionais da saúde. Atuam também em implementação de repositórios digitais e de dados, preservando bem como guardando a memória de toda uma instituição.

Como proposta desta carta, destacam-se:

1. A necessidade de criar estratégias de ensino de conteúdos sobre saúde para bibliotecários, como especializações ou residências;
  2. A necessidade da criação de redes de bibliotecários, em especial a da Rede de Bibliotecas FHEMIG, uma vez que, a Fundação é considerada a maior rede de hospitais públicos;
  3. A necessidade de discussão e criação de Grupos de Trabalhos em Associações Regionais e Nacionais voltados a bibliotecas e bibliotecários em saúde;
  4. A importância de fomentar encontros e discussões acerca da atuação em saúde, propondo a periodicidade deste evento, anualmente, com sede em instituições pública ou privadas, de forma on-line ou presencial;
  5. A relevância da publicação em periódicos científicos e eventos de ações desenvolvidas por bibliotecários em saúde.

Por fim, ressalta-se que, a atuação do bibliotecário na saúde contribui significativamente para a melhora da saúde pública, no acesso a informações confiáveis baseadas em evidências e para o fortalecimento de uma pesquisa e ensino em saúde pautados na ética, respeito, estratégia, qualidade e acessibilidade.

Assinam esta carta o quórum presente no I Encontro de Bibliotecários em Saúde de Minas Gerais, realizado em 12 de abril de 2023, organizado pelas bibliotecárias da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG): Complexo Hospitalar de Urgência e Emergência, Centro Mineiro de Toxicomania, Instituto Raul Soares, Maternidade Odete Valadares. Com apoio do Núcleo de Estudos Pesquisas sobre Recursos, Serviços e Práxis Informacionais (NERSI).