2023

Beth Patin (Ela/Dela) 🇺🇸       

ORCID iD        Google Acadêmico

Beth Patin é professora assistente na School of Information Studies, da Syracuse University (USA). A pesquisadora se formou bacharela em Educação na Loyola University New Orleans em 1999. Foi professora em escolas públicas da cidade de Nova Orleans antes de fazer mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação na Louisiana State University. Posteriormente realizou um segundo mestrado, em Ciência da Informação e, também, seu PhD na Universidade de Washington. É cofundadora do grupo de pesquisa Library Information Investigative Team(LIIT).

A Profa. Dra. Beth Patin, seus estudos e produtos de pesquisa, tem sido primordial para ampliar os objetivos de pesquisa do NERSI e do Núcleo de Estudos Sobre Performance, Patrimônio e Mediações Culturais (NEPPAMCS) – ambos são  grupos de pesquisa certificados pelo CNPq, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Escola de Ciência da Informação (ECI), da UFMG. No papel de pesquisadora convidada, ela apresenta uma linha de investigação sobre equidade em informação, na qual destacamos dois grandes polos de interesse:

  1. o entendimento e o combate ao epistemicídio nas profissões da informação e;
  2. o papel dos profissionais e das unidades de informação em situações de crises/desastres para fomentar a resiliências em comunidades vulneráveis.

A estes dois grandes polos o NERSI promove uma interligação com suas quatro linhas de pesquisa e , junto a pesquisadora convidada, realizará atividades de ensino, pesquisa e extensão, voltadas principalmente para criar um ambiente no qual os conhecimentos apreendidos possam ser multiplicados tanto pelas equipes dos grupos de pesquisa, dos discentes, docentes e pesquisadores da ECI, como da comunidade externa para a qual atividades com a pesquisadora serão programadas.


Leituras recomendadas

PATIN, Beth; SEBASTIAN, Melinda; YEON, Jieun; BERTOLINI, Danielle. Toward epistemic justice: An approach for conceptualizing epistemicide in the information professions. In: ANNUAL MEETING OF THE ASSOCIATION FOR INFORMATION SCIENCE & TECHNOLOGY, 83., 2020, London. Proceedings… London: Wiley, Oct. 2020. DOI https://doi.org/10.1002/pra2.242.

PATIN, Beth; SEBASTIAN, Melinda; YEON, Jieun; BERTOLINI, Danielle; GRIMM, Alexandra. Interrupting epistemicide: A practical framework for naming, identifying, and ending epistemic injustice in the information professions. J Assoc Inf Sci Technol., [s.l.], v. 72, [s.n.], p. 1306–1318, 2021. DOI 10.1002/asi.24479.

PATIN, Beth; YOUNGMANA, Tyler. The Sankofa Intervention: Combatting the Epistemicide of Parasitic Omission Through Civil Rights Literacy in Community Information Contexts. In: ASSOCIATION FOR LIBRARYAN INFORMATION SCIENCE EDUCATION. [s.n.], 2022, Pittsburgh. Proceedings… Pittsburgh: ALISE, 2022. DOI https://doi.org/10.21900/j.alise.2022.1067.

PATIN, Beth. Through hell and high water: a librarian’s autoethography of community resilience after hurricane Katrina. MediaTropes, [s.l.], v. 5, n. 2, p. 59-83, 2015.

SCHOLL, Hans J.; PATIN, Beth J.; CHATFIELD, Akemi Takeoka. ICT-enabled City Government Field Operations: Resiliency during Extreme Events. In: HAWAII INTERNATIONAL CONFERENCE OF SYSTEM SCIENCES, 45., 2012, Hawaii. Proceedings… Hawaii: IEEE, 2012. DOI 10.1109/HICSS.2012.307.

SCHOLL, Hans Jochen; PATIN, Beth Joy. Resilient information infrastructures Criticality and role in responding to catastrophic incidents. Transforming Government: People, Process and Policy, [s.l.], v. 8, n. 1, p. 28-48, 2014. DOI 10.1108/TG-12-2012-0015.