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Metadados
Autoria
Carolina Costa Gonzaga
Título
Práticas informacionais em grupos antivacina do Telegram
Subtítulo
um estudo com sujeitos que não aderiram à vacinação contra COVID-19
Resumo
A pandemia de COVID-19 decretada em 2020 culminou na disseminação de informações excessivas e sem fontes claras de referência, desencadeando em um perigoso fenômeno: a desinformação. Esse fenômeno, somado à cultura de acreditar no que é mais conveniente do que está estabelecido pela ciência (cultura da pós-verdade), fez com que movimentos antivacina se consolidassem mesmo após uma crise sanitária da dimensão da pandemia. Visto a necessidade de se compreender como o sujeito se conforma em não aderir à vacinação contra COVID-19, este estudo propôs a estudá-lo no âmbito dos grupos de conversação antivacina do Telegram. O viés cognitivo presente na cultura da pós-verdade foi identificado como fator inerente à integração destes em tais grupos. A análise das conversas a partir desses fatores revelou que as práticas informacionais destes sujeitos consistem nas interações entre fontes de informação e significados de vacina que os próprios sujeitos produzem e estes, por sua vez, produzem a cultura antivacina a que estão imersos. Esses fatores foram entendidos como práticas informacionais interdependentes e imprescindíveis para que eles se mantenham negligentes à vacina em suas bolhas.
Palavras-chave
Ciência da informação | Desinformação | Redes de relações sociais | COVID-19 | COVID-19 (Doença) - Vacinação
Número de folhas
118
Ano de depósito
10 de fevereiro de 2023
Tipo do trabalho
Dissertação
Grau
Mestrado
Curso
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Vinculação acadêmica
Escola de Ciência da Informação (ECI), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Local
Belo Horizonte
Como citar
GONZAGA, Carolina Costa. 𝗢𝗣𝗿𝗮́𝘁𝗶𝗰𝗮𝘀 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗶𝘀 𝗲𝗺 𝗴𝗿𝘂𝗽𝗼𝘀 𝗮𝗻𝘁𝗶𝘃𝗮𝗰𝗶𝗻𝗮 𝗱𝗼 𝗧𝗲𝗹𝗲𝗴𝗿𝗮𝗺: um estudo com sujeitos que não aderiram à vacinação contra COVID-19. 2023. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/53086
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