Programa de alfabetização digital, informacional, midiática e literária de adolescentes mulheres em Moçambique e Brasil (PADIM)

O Programa de alfabetização digital, informacional, midiática e literária de adolescentes mulheres em Moçambique e Brasil (PADIM) é uma aplicação multirregional de projeto de extensão e pesquisa, inspirado em uma iniciativa moçambicana de alfabetização digital de adolescentes mulheres, realizado pela Universidade Eduardo Mondlane, na Escola de Comunicação e Artes, em Maputo, Moçambique. O Projeto, como um todo, recebe auxílio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O projeto maior é uma iniciativa internacional em parceria com Moçambique e três universidades brasileiras. No Brasil, além da Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte, Minas Gerais – as ações também acontecem na Universidade Federal de Rondonópolis – Rondonópolis, Mato Grosso – e Universidade Federal de Rondônia – Porto Velho, Rondônia.
Para conhecer cada projeto escolha a cidade-sede no menu.
O PADIM baseia-se em uma bem-sucedida cooperação internacional Moçambique-Espanha, denominada Jovens Mulheres nas TIC e na Alfabetização Digital de Jovens Mulheres, realizada desde 2012, coordenada pelos professores José António Moreiro Gonzalez (Universidade Carlos III de Madrid) e Manuel valente Mangue (Universidade Eduardo Mondlane), tendo inspirado o doutoramento em Alfabetização Digital de Adolescentes, realizado pela professora Delfina Lázaro Mateus, do Departamento de Ciência da Informação (Escola de Comunicação e Artes/Universidade Eduardo Mondlane).
No novo contexto, o PADIM se modifica e explora outras alfabetizações, interessantes e inerentes a realidade de ambos os países, dessa forma o projeto macro explora outras alfabetizações – informacional, midiática e literária –, contextualizadas e inerentes a realidade brasileira e moçambicana, incluindo também conceitos de justiça social, empoderamento da mulher, letramento político, letramento em saúde e em saúde mental, bem como noções de educação cidadania.
Por meio do formato pesquisa-ação nos campos das Ciências Sociais Aplicas e contemplando, principalmente, as áreas de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. O PADIM tem como principal objetivo: realizar um processo educativo voltados a adolescentes que culmine no desenvolvimento de competências digitais, informacionais, midiáticas e literárias; além de trabalhar os preceitos de educação para cidadania, letramento político, empoderamento da mulher e justiça social.
A escolha do público-alvo, adolescentes mulheres de zonas urbanas e rurais de Moçambique e Brasil, se deve ao contexto social e cultural-tradicional aos quais estas adolescentes estão expostas, caracterizado por diversas formas de desigualdades e vulnerabilidades. No caso de Moçambique, esta vulnerabilidade tem como fatores principais os elevados índices de matrimônio infantil, a pobreza e de abandono escolar. No caso do Brasil se destacam as questões de vulnerabilidade informacional, desigualdades sociais, baixo índice de leitura e escrita e alto índice de evasão escolar de adolescentes socialmente vulneráveis, além da falta de informação sobre gravidez na adolescência, educação financeira, uso de tecnologias digitais e grande contato com desinformação. É relevante mencionar que os estados de Mato Grosso e Rondônia fazem parte da região da Amazônia Legal, que desempenha um papel crucial na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. No caso do projeto, destaca-se sua consecução sob o ODS 5: “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”.
O Programa de alfabetização digital, informacional, midiática e literária de adolescentes mulheres em Moçambique e Brasil (PADIM) é realizado por meio de projetos de extensão alocados na Universidade Eduardo Mondlane em Maputo, Moçambique, na Universidade Federal de Minas Gerais em Belo Horizonte, Minas Gerais, na Universidade Federal de Rondonópolis em Rondonópolis, Mato Grosso e na Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, Rondônia.









