Coordenadoras(es)

Cidade-sede Belo Horizonte – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Brasil 🇧🇷

Ana Paula Meneses Alves

http://lattes.cnpq.br/2434972394883934

Doutora em Ciência da Informação pela Faculdade de Filosofia e Ciências – Unesp – Campus Marília em regime de cotutela com a Universidade de Granada – Espanha, na qual recebeu o título de Doutora em Ciências Sociais. Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos. Bacharel em Biblioteconomia pela Faculdade de Filosofia e Ciências – Unesp – Campus Marília. Professora Adjunta da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando na Graduação em Biblioteconomia e Museologia e na Pós-graduação em Ciência da Informação. Trabalhou como bibliotecária em bibliotecas pública e universitária e foi diretora de uma das maiores bibliotecas universitárias do interior de São Paulo. Atualmente desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão nos seguintes temas: Recursos e Serviços de Informação; Competência em Informação; Uso ético da Informação; Informação e saúde; Informação e Emancipação Social e Informação e Justiça Social. Foi membro da diretoria da Associação de Bibliotecários de Minas Gerais e da Federação Brasileira de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (Febab) de 2017 a 2020. Foi a primeira Coordenadora e uma das responsáveis pela criação do Grupo de Trabalho Relações Étnico-Raciais e Decolonialidades da Febab (04/2020-09/2021). Foi membro do Grupo de Trabalho de Competência em Informação, da FEBAB, no período de 05/2020- 09/2021. Associada à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ancib) e a Rede Brasileira de Letramento em Saúde. Coordenadora do Centro de Estudos Africanos da UFMG, gestão 2023-2025.


Cidade-sede Maputo – Universidade Eduardo Mondlane (UEM) – Moçambique 🇲🇿

Manuel Valente Mangue

http://lattes.cnpq.br/7552293400017250

Pesquisador e Professor Associado na Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e também Sub-Editor da Revista Científica da UEM. Tem o Doutoramento e Pós-Doutoramento em Ciência da Informação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil). Exerceu diferentes cargos e funções, com destaque para o de Diretor e Diretor-Adjunto do Centro de Comunicação e Marketing da UEM; de Assessor do Primeiro-Ministro da República de Moçambique; e de Diretor dos Serviços de Documentação da UEM. Na pesquisa, atua em diferentes projetos como coordenador ou subcoordenador nacional e em parceria com universidades estrangeiras, nos campos de adopção e uso das TIC em sistemas de informação, comunicação organizacional, proteção e segurança de dados, educação e desenvolvimento e metodologia de investigação científica, com abordagens qualitativas e quantitativas nas ciências sociais e humanas. Coordenou e coordena ou participou em diversos projetos de investigação, extensão e consultoria para diferentes organismos e agências nacionais e internacionais, como é caso do PNUD, UNESCO, Humanity&Inclusion e UNICEF. É Supervisor de teses de doutoramento e de mestrado em diversas universidades nacionais e estrangeiras. Tem pouco mais de 20 publicações científicas e mais de 15 relatórios técnicos. Mereceu vários prêmios e distinções, designadamente: Prêmio Capes de Teses 2008, Melhor Tese de Doutoramento da Escola de Ciência da Informação da UFMG 2008, Melhor Tese ENANCIB 2008 e Menção Honrosa do Grande Prêmio de Teses da UFMG para área de Humanas, para além do Diploma de Honra da Presidência da República de Moçambique, da Menção de Louvor da UEM e Melhor Estudante do Curso de Biblioteconomia da ECI/UFMG 1998.

Topo ↑

Pesquisadoras(es) e formadoras(es)

Cláudia Maria Alves Vilhena

Cidade-sede Belo Horizonte – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Brasil 🇧🇷
http://lattes.cnpq.br/9694323334312448

Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciência da informação da Universidade Federal de Minas Gerais – PPGCI/UFMG (2024/2025). Bolsista de Pós-doutorado júnior (PDJ) no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Como parte das atividades do pós-doutorado ministrou em 2024/2025, a disciplina: Competência informacional e Museologia no Curso de Museologia da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais – ECI/UFMG. Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação na Universidade Federal de Minas Gerais – PPGGOC/ECI/UFMG (2022). Título da tese: Competência em informação dos profissionais que atuam em museus: contribuição com os fazeres museológicos em inter-relação com a aprendizagem e a comunidade de prática. Ministrou duas disciplinas, durante o curso de doutoramento (estágio em docência), no Curso de Biblioteconomia da ECI/UFMG. Disciplinas intituladas: Instituições Patrimoniais, Instituições de Preservação e A atuação da equipe interna nas instituições de memória: habilidades. Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação na Universidade Federal de Minas Gerais – PPGCI/UFMG (2017). Título da dissertação: Plano Museológico: um marco na gestão de museus à luz da gestão da informação e do conhecimento. Museóloga com inscrição no COREM 2 Região n 1092-I, pela Escola de Ciência da Informação na Universidade Federal de Minas Gerais – ECI/UFMG (2014). Participou do PROEX/UFMG, no Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e adultos 2 Segmento (PROEF 2), como monitora da Biblioteca no Centro Pedagógico da UFMG (2011/2012). Integrou a equipe multidisciplinar no Projeto de criação e montagem da 1 Exposição do Centro de Memória da Faculdade de Letras da UFMG (2014). Bacharel em Ciências Contábeis – UNA (1996). É membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Recursos, Serviços e Práxis Informacionais (NERSI) da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais – ECI/ UFMG (2024). Membro do Projeto de alfabetização digital, informacional, midiática e literária de adolescentes mulheres em Moçambique e Brasil (PADIM) da Escola de Ciência da Informação na Universidade Federal de Minas Gerais – ECI/UFMG (2024). Temas de interesse: Museologia, Ciência da Informação, Competência em informação, profissional de museu, fontes de informação e gestão da informação e gestão do conhecimento.

Diná Marques Pereira

Cidade-sede Belo Horizonte – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Brasil 🇧🇷
http://lattes.cnpq.br/5368871997608892

Restauradora e Conservadora de Documentos Gráficos, desde 2004 até o presente. Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2006. Coordenadora do setor de Coleções Especiais da Biblioteca Pública do Estado de Minas Gerais, de 2006 a 2009. Bibliotecária-documentalista da UFMG, desde 2009 até o presente. Coordenadora da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Universitária-UFMG (2010-2022). Membra do Comitê Memory of World, Unesco, Brasil (2015-2019). Mestra em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG, em 2017. Atua na Coordenadoria de Patrimônio Cultural da Pró-Reitoria de Cultura da UFMG, de 2022 até o presente. Doutora em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG, em 2024. Tem experiência nas áreas de Biblioteconomia, Ciência da Informação e Conservação-Restauração, atuando principalmente nos temas: Bibliografia, Conservação-Restauração de documentos gráficos, História do livro, História das Bibliotecas, Patrimônio Cultural, Representação descritiva de documentos gráficos, Mulheres e Memória. Participa dos grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Recursos, Serviços e Práxis Informacionais; Pensamento Impresso; Grupo de Estudos Interdisciplinares da Raridade Documental (GEIRD); Fundamentos teóricos, metodológicos e históricos da Organização da Informação.

Diogo Roberto da Silva Andrade

Cidade-sede Belo Horizonte – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Brasil 🇧🇷
http://lattes.cnpq.br/2588351371083404

Mestre em Gestão da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo) no Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bibliotecário pela Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pela UFMG obteve certificado de Formação Transversal em Gênero e Sexualidade: Perspectivas Queer/LGBTI. Membro da linha de Uso ético da Informação no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Recursos, Serviços e Práxis Informacionais (NERSI-UFMG), desenvolvendo atividades de pesquisa quanto aos aspectos éticos da produção científica e plágio acadêmico. Membro do Grupo de trabalho de Competência em Informação (GT CoInfo) da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB). 

Helena Maria Tarchi Crivellari

Cidade-sede Belo Horizonte – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Brasil 🇧🇷
http://lattes.cnpq.br/7235126549411503

Realizou Pós-Doutorado no Departamento de Biblioteconomía y Documentación da Universidad Carlos III de Madrid, entre outubro/2015 e setembro/ 2016, com bolsa de Estágio Sênior no Exterior, concedida pela CAPES; Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado Sandwich pelo IEDES – Institut dÉtude du Développement Économique et Social/ Université Paris 1/Panthéon-Sorbonne, também com bolsa da CAPES; Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia, com bolsa CAPES; Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi professora da PUC-Minas, da Escola de Minas da UFOP. Integrou-se aos quadros da UFMG, em 1993, primeiramente na Escola de Biblioteconomia, hoje Escola de Ciência da Informação, onde leciona disciplinas do campo de Gestão de Unidades de Informação, para os cursos de graduação. Integrou o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG, entre 1998 e 2022, onde foi orientadora de dissertações de mestrado e de teses de doutorado, foi também supervisora de estágios de pós-doutorado. Orientou tese que obteve o Prêmio Capes, na área de Ciências Sociais Aplicadas I. Também orientou dissertação de mestrado, que recebeu Menção Honrosa no prêmio REPARQ. Foi membro da Comissão Científica do ENANCIB Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, em suas edições de 2003, 2008, 2009, 2010, 2017 e 2018, através da coordenação do GT-6 – Informação, Educação e Trabalho. Atua, principalmente, na pesquisa dos seguintes temas: trabalho nos campos da cultura e da informação, mercado de trabalho para nos grupos profissionais dos mesmos campos; qualificação, relações de trabalho, organização do trabalho e administração de unidades de informação.

Kariane Regina Laurindo

Cidade-sede Belo Horizonte – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Brasil 🇧🇷
http://lattes.cnpq.br/9291962059362955

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Mestra em gestão da informação, pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação PPGInfo-UDESC. Graduada em Biblioteconomia com Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Topo ↑

André de Souza Pena

Cidade-sede Rondonópolis – Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) – Brasil 🇧🇷
Lattes

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), Especialização em Educação Tecnológica (2005) pelo CEFET/MG, Mestrado em Ciências da Informação (2007), realizado com bolsa CAPES, Doutorado (2015) e Pós-doutorado (2021) em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais com bolsa CAPES para a realização de doutorado sanduíche na Universidad Carlos III de Madrid (2013). Foi bibliotecário chefe das Faculdades Doctum onde também exerceu a docência na disciplina de Introdução à Estatística junto ao curso de Serviço Social. Atuou como membro do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB- 6 – MG), na condição de conselheiro e coordenador da Comissão de Ética. No âmbito acadêmico desde 2009 é Professor da Universidade Federal de Mato Grosso onde leciona na graduação as disciplinas ligadas à Informação e Desenvolvimento Regional, Gestão e Recursos de Informação e Cultura, Editoração. Na Universidade orienta ainda trabalhos de conclusão de curso, monitoria, extensão e pesquisa. Na área de gestão tem experiência na coordenação de curso de graduação, bem como foi membro da Câmara de Extensão da UFMT no Campus de Rondonópolis.

Benjamin Rodrigues Ferreira Filho

Cidade-sede Rondonópolis – Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) – Brasil 🇧🇷
Lattes

Possui graduação em Letras – Português pela Universidade Federal do Espírito Santo(1994), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo(1999), doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2008) e pós-doutorado pela Universidade do Estado de Mato Grosso(2019). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Mato Grosso e Professor da Universidade Federal de Rondonópolis. Tem experiência na área de Letras. Atuando principalmente nos seguintes temas:Política, História, Guerra, Realidade.

Cláudia Selma Machado

Cidade-sede Rondonópolis – Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) – Brasil 🇧🇷
Lattes

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Mato Grosso Campus Rondonópolis-2017. E Bibliotecária gerente da Biblioteca Pública Municipal de Rondonópolis. Atuou a frente da digitalização de documentos pessoais e institucionais do atual prefeito da cidade de Rondonópolis, atualmente da assistência técnica na Biblioteca CEU-Centros de Artes e Esportes Unificados, a frente da Organização e reabertura do Museu Rosa Bororo.

Topo ↑

Franciéle Carneiro Garcês da Silva

Cidade-sede Porto Velho – Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – Brasil 🇧🇷
http://lattes.cnpq.br/2805777083019311

Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia, do Departamento Acadêmico de Ciência da Informação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/UDESC). Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestra em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É idealizadora e gerente do projeto social Quilombo Intelectual. Idealizadora e coordenadora do Selo Editorial Nyota. É vice-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Recursos, Serviços e Práxis Informacionais (NERSI) e compõe o quadro de integrantes do Grupo de Pesquisa Ecce Liber: Filosofia, linguagem e organização dos saberes como membro do Satélites em Organização Ordinária dos Saberes Socialmente Oprimidos (OSO.sat) (IBICT-UFRJ). É autora do livro Biblioteconomia Negra: das epistemologias negro-africanas à Teoria Crítica Racial (Malê, 2023).

André Luiz Appel

Cidade-sede Porto Velho – Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – Brasil 🇧🇷
http://lattes.cnpq.br/8820534055173546

Doutor (2019) e Mestre (2014) em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI-Ibict/UFRJ). Bacharel em Biblioteconomia (2024) pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e em Gestão da Informação (2010) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tecnologista (Bibliotecário) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), em Brasília, DF. Atuou como Professor Adjunto na Universidade Federal de Rondônia (Unir – 2022-2025), Professor Substituto da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (2020-2021), como Assistente Técnico de Políticas Editoriais do Portal de Periódicos e Publicações Eletrônicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013-2016), Professor Substituto no Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da UFRJ (2013-2015). Desenvolve estudos, pesquisas e tecnologias na área de Ciência da Informação, principalmente nos temas: periódicos científicos de acesso aberto, comunicação científica, gestão da informação em ciência e tecnologia.

Aurineide Alves Braga

Cidade-sede Porto Velho – Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – Brasil 🇧🇷
http://lattes.cnpq.br/5543348403805200

Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto – Portugal (2015-2021). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia/UNIR (2012). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal de Rondônia/UNIR (1999). Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Cândido Mendes (2001). Especialização em Agentes de Inovação Tecnológica pela Universidade Federal de Rondônia/UNIR (2008). Especialização iniciada em Psicodrama com créditos a concluir. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará/UFC (1985). Docente do Departamento de Ciência da Informação/Biblioteconomia – Curso Biblioteconomia – da Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior e Membro do Grupo de Pesquisa Observatório em Gestão Organizacional (UNIAÇÃO). Atua como pesquisadora nas linhas de Gestão da Informação e Documentação; Gestão Universitária e Avaliação, Planejamento e Gestão de Instituições de Ensino Superior (GEPES-UNIR); Instrumentos Teóricos e práticos para o Planejamento Estratégico e o Desenvolvimento Regional (CDR-UNIR). 

Andréa Doyle Louzada de Mattos Dodebei Aymonin

Cidade-sede Porto Velho – Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – Brasil 🇧🇷
http://lattes.cnpq.br/0261141207039352

Doutora e mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI do IBICT/UFRJ.Professora do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e presidenta do NDE. Pesquisadora da Coordenação de Tecnologias para Informação (COTEC) liderada por Milton Shintaku, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Líder do grupo de pesquisa Informação Social e Gênero (UNIR); membra da Febab, da Ancib, dos grupos de pesquisa LabCoInfo (UFRJ), Competência em Informação e Mediação (UNIR) e Tecnologias para Construção de Observatórios (IBICT), da RedeCoInfo (Rede de Competência em Informação do Rio de Janeiro) e parceira da Unesco MIL Alliance.Parecerista do periódico Communications in Information Literacy e Perspectivas em Ciência da Informação. É mãe, feminista, empolgada e se interessa por pesquisar, aprender/ensinar habilidades informacionais que ajudem as pessoas a desenvolver seu pleno potencial para combater injustiças, especialmente desinformação e desigualdade de gênero, e direcionar a sociedade para o bem viver.

Claudineia Gomes de Oliveira

Cidade-sede Porto Velho – Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – Brasil 🇧🇷
http://lattes.cnpq.br/3557623759762896

Merendeira Escolar Estatutária – Secretária de Educação do Município de Porto Velho – RO (2008 – atual). Foi Professora temporária de Física da Secretária de Educação do Estado de Rondônia (SEDUC-SEGEP), Porto Velho/RO, através do Processo Seletivo. Possui Projeto Social com Crianças carentes desde 2008.Técnico em Alimentação Escolar pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO – 2015). Graduada em Física pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (2018). Especializada no Ensino de Física Lato Sensu pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (2021). Técnico Administrativo EAD pelo IFRO. Cursou Mestrado Profissional em Ensino de Física(em suspenso) pela UNIR. Mestra do Programa de Pós graduação Stricto Sensu em Educação Mestrado Acadêmico em Educação – MEDUC – UNIR. Membro da Banca de Heteroidentificação do Processo Seletivo de Graduação da UNIR 2024/2025. Integra o Grupo de pesquisa Práxis UNIR, liderado pela Prof. Rosângela de Fátima Cavalcante França. Discente do Curso Virtual de Formação Docente em Educações para as Relações Éticos Raciais (250 horas – FORMAÇÃO ERER 2025) Ituiutaba -MG. Discente do Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico Raciais e Educação Escolar Quilombola – (120 horas – UFT). Palestrante sobre Identidade ,Aceitação e Empoderamento Étnicos Raciais na Educação. Importância e Aplicações das Cotas Raciais. Integrante do Coletivo PRETICOMITÊ(Coletivo de Mulheres Pretas Empoderadas de Rondônia). Membra da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores Negros) desde 2024. membro da equipe organizadora, no Programa de alfabetização digital, informacional, midiática e literária de adolescentes mulheres em Moçambique e Brasil PADIM – Polo Rondônia (84h) Discente de um Projeto de Mulheres Mil do IFRO – Curso de Extensão de Libras(200h). Discente do Curso de Formação para Integrantes de Bancas de Heteroidentificação Edição 2025 UNESPAR (20H). Projetos Sociais@Cacau.CIA e @Sankofa.

*

Djuli Machado de Lucca

Cidade-sede Porto Velho – Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – Brasil 🇧🇷
http://lattes.cnpq.br/3128525765287382

Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em regime de 40 horas/dedicação exclusiva (2018-atual). Pós-doutora (2025), Doutora (2019) e Mestre em Ciência da Informação (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Secretária da Rede de Estudos da Ciência da Informação em Desinformação (RECIDES), mandato 2023.2026. Membra do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Desenvolve pesquisas relacionadas à competência em informação, desinformação e discurso de ódio. As atividades de extensão universitária também compreendem a temática da competência em informação. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Competência em Informação (GPCIn), vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina.

Fernanda da Silva Cândido

Cidade-sede Porto Velho – Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – Brasil 🇧🇷
http://lattes.cnpq.br/3348127073793566

Graduanda em Biblioteconomia, na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atuou como formadora no Padim-Rondônia.

Iasmim Farias Campos Lima

Cidade-sede Porto Velho – Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – Brasil 🇧🇷
http://lattes.cnpq.br/2600844887056006

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Possui interesse nas áreas de mediação da informação, preservação documental, comunicação científica e tecnologias aplicadas à Ciência da Informação. Participou de cursos e eventos voltados para a formação em práticas pedagógicas, conservação preventiva de documentos, visualização de dados, normalização de trabalhos acadêmicos e plataformas digitais. Possui experiência em atividades administrativas e treinamentos voltados para o uso de ferramentas informacionais. Atua na constante busca por aprimoramento profissional e acadêmico, com foco na inovação e divulgação científica.

Luis Claudio Borges

Cidade-sede Porto Velho – Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – Brasil 🇧🇷
http://lattes.cnpq.br/9152120011772040

Doutor (2021) e Mestre (2014) em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel (2010) em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente, é bibliotecário-documentalista na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), onde já exerceu as funções de Gerente da Biblioteca Setorial de Cacoal, Secretário e Diretor da Biblioteca Central. Tem experiência nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação da informação, inclusão social e bibliotecas públicas; dimensões sociais do uso das tecnologias de informação e comunicação e da competência em informação; diferenças de gênero e raça na ciência e na tecnologia; e políticas culturais e da informação.

Rosiane Ferreira Marques

Cidade-sede Porto Velho – Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – Brasil 🇧🇷

Topo ↑

Delfina Lázaro Mateus

Cidade-sede Maputo – Universidade Eduardo Mondlane (UEM) – Moçambique 🇲🇿
http://lattes.cnpq.br/4131949360292731

Doutora em Arquivos e Bibliotecas em ambiente digital pela Universidade Carlos III de Madrid. Mestre em Criação de Empresas, Novos Negócios e Projetos Inovadores. Mestre em Bibliotecas e Serviços de Informação Digital, pela Universidade Carlos III de Madrid. Licenciatura em Ciências da Informação, pela Universidade Eduardo Mondlane. Diretora do curso de licenciatura de Biblioteconomia da Universidade Eduardo Mondlane (ECA/UEM). Professora Assistente do Departamento de Ciência da Informação da ECA/UEM (disciplinas: Introdução à Biblioteconomia e Bibliotecas Públicas e Escolares). Investigadora convidada do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Recursos, Serviços e Práxis Informacionais. Colaborador do Centro de Comunicação e Marketing. Consultoria e assessoria na área de gestão da informação. Coordenou de cooperação internacional -Moçambique- Espanha intitulado Alfabetização digital de Mulheres Adolescentes entre 2019-2022.

Edy Matavele

Cidade-sede Maputo – Universidade Eduardo Mondlane (UEM) – Moçambique 🇲🇿
Lattes

Licenciatura em Ciências da Informação, na Escola de Comunicação e Artes da UEM. Técnico- administrativo. Formador no projeto Jovens Mulheres nas Tecnologias de Informação e Comunicação financiado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia de Moçambique em cooperação com a Universidade Eduardo Mondlane.

Henriqueta Durão Mola

Cidade-sede Maputo – Universidade Eduardo Mondlane (UEM) – Moçambique 🇲🇿
Lattes

Docente da Escola de Comunicação e Artes (ECA) – Universidade Eduardo Mondlane. Especialização em avaliação socioeconômica de Projectos Universidade de Antioquia, Medellín. Mestrado em Ciências da Documentação e Informação Universidade de Lisboa. Pós-graduação em Programação e Gestão de Projectos Culturais Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa. Licenciatura em Linguística e Literatura Universidade Eduardo Mondlane Gestora de Projecto – Humanity and Inclusion/Handicap International (HI): Programação e coordenação das atividades da área de Educação Inclusiva e Governação inclusiva e de relação com os parceiros. Oficial de Educação Inclusiva – Humanity and Inclusion/Handicap International (HI): Coordenação das atividades da área de Educação Inclusiva.

Rui José António

Cidade-sede Maputo – Universidade Eduardo Mondlane (UEM) – Moçambique 🇲🇿
https://lattes.cnpq.br/0820278168526649

Mestrando em Bibliotecas Digitais pela Universidade de Boras, Suécia. Licenciatura em Ciências da Informação na Escola de Comunicação e Artes – UEM. Curso de Redação Científica e Comunicação Científica. Investigador em estágio, editor da revista científica da UEM.

Siena de Nascimento Mabota

Cidade-sede Maputo – Universidade Eduardo Mondlane (UEM) – Moçambique 🇲🇿
http://lattes.cnpq.br/8347743590916354

Licenciada em Biblioteconomia. Bibliotecária, Museu da Presidência da República.

Topo ↑

Bolsistas de Iniciação Científica

Albert Riquelme Ferreira Chaves Oliveira

Cidade-sede Belo Horizonte – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Brasil 🇧🇷
http://lattes.cnpq.br/7412585464520177

PADIM Júnior: desenvolvendo competências com e para adolescentes: biblioterapia

Aline da Silva Rodrigues

Cidade-sede Belo Horizonte – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Brasil 🇧🇷
http://lattes.cnpq.br/2283441923904689

PADIM Júnior: desenvolvendo competências com e para adolescentes: desinformação

Clara Luiza Alencar Gonçalves

Cidade-sede Belo Horizonte – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Brasil 🇧🇷
http://lattes.cnpq.br/7412585464520177

PADIM Júnior: desenvolvendo competências com e para adolescentes: empoderamento da mulher

Gabriela Soares de Oliveira

Cidade-sede Belo Horizonte – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Brasil 🇧🇷
http://lattes.cnpq.br/3274292389879283

PADIM Júnior: desenvolvendo competências com e para adolescentes: inteligência artificial

Isabelly Mariany Matos de Almeida

Cidade-sede Belo Horizonte – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Brasil 🇧🇷
http://lattes.cnpq.br/4650457508929666

PADIM Júnior: desenvolvendo competências com e para adolescentes: cyberbullying

Laís Cândido Cunha

Cidade-sede Belo Horizonte – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Brasil 🇧🇷
http://lattes.cnpq.br/4595952253124266

PADIM: processos de avaliação e impacto social e educacional

Topo ↑

Bolsistas de Extensão Universitária – Graduação e Pós-Graduação

Émerson Vieira Bragança Louro

Cidade-sede Belo Horizonte – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Brasil 🇧🇷
http://lattes.cnpq.br/2910050954894530

Bolsista PROEX de Pós-Graduação

Alanna Damasceno

Cidade-sede Belo Horizonte – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Brasil 🇧🇷
http://lattes.cnpq.br/3924441328441984

Bolsista PROEX de Graduação


Voluntárias(os) e equipes de apoio

Cidade-sede Belo Horizonte – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Brasil 🇧🇷

Aline Machado Cruz

Cidade-sede Belo Horizonte – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Brasil 🇧🇷

Ana Luisa de Vasconcelos Terto

Cidade-sede Belo Horizonte – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Brasil 🇧🇷

Carolina Carvalho Andrade Pereira

Cidade-sede Belo Horizonte – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Brasil 🇧🇷

Lisley Emanuelly Moreira Maia

Cidade-sede Belo Horizonte – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Brasil 🇧🇷

Meiriely Francine Ferreira

Cidade-sede Belo Horizonte – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Brasil 🇧🇷

Miriely da Silva Souza

Cidade-sede Belo Horizonte – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Brasil 🇧🇷

Nicole Marinho
Horta

Cidade-sede Belo Horizonte – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Brasil 🇧🇷

Sophia de Aguiar Vieira

Cidade-sede Belo Horizonte – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Brasil 🇧🇷

Silvia Maria Nascimento Amarante

Cidade-sede Belo Horizonte – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Brasil 🇧🇷

Wellington Marçal de Carvalho

Cidade-sede Maputo – Universidade Eduardo Mondlane (UEM) Moçambique 🇲🇿

Erica Novela

Topo ↑