Livros completos em PDF


Capítulos


2023

GARCÊS-DA-SILVA, Franciéle Carneiro; GARCEZ, Dirnele Carneiro; SILVA, Leyde Klebia Rodrigues da. Antiracist Library and Information Science: Racial Justice and Community. In: BLACK, Kimberly; MEHRA, Bharat Mehra (org.). Antiracist Library and Information Science: Racial Justice and Community. Bingley: Emerald Publishing Limited, 2023. v. 52. p. 177-194.

Acesse: https://books.emeraldinsight.com/page/detail/antiracist-library-and-information-science/?k=9781802621006


SILVA, Franciéle Carneiro Garcês; GARCEZ, Dirnele Carneiro; SILVA, Leyde Klebia Rodrigues da; FEVRIER, Priscila Rufino; ALVES, Ana Paula Meneses. Princípios da justiça informacional. In: LIMA, Izabel França de; MOURA, Maria Aparecida Moura (org.). Informação, estudos étnico-raciais, gênero e diversidades. Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora, 2023. v. 1. p. 129-144. (Selo NYOTA).

Acesse: https://www.nyota.com.br/_files/ugd/c3c80a_adcc1855737d4bd883c0fb3010ddd385.pdf


FEVRIER, Priscila Rufino; SILVA, Franciéle Carneiro Garcês; GARCEZ, Dirnele Carneiro; ROMEIRO, Nathália Lima; ALVES, Ana Paula Meneses. Informação étnico-racial e racismo: uma análise das interações do perfil do Quilombo Intelectual no Instagram. In: LIMA, Izabel França de; MOURA, Maria Aparecida Moura (org.). Informação, estudos étnico-raciais, gênero e diversidades. Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora, 2023. v. 1. p. 129-144. (Selo NYOTA).

Acesse: https://www.nyota.com.br/_files/ugd/c3c80a_adcc1855737d4bd883c0fb3010ddd385.pdf


GARCÊS-DA-SILVA, Franciéle Carneiro; ANDRADE, Diogo Roberto da Silva. Cartografia das Microagressões de Gênero e Sexualidade: reflexões interseccionais para o ensino bibliotecário. In: PIZARRO, Daniella Camara; EGGERT-STEINDEL, Gisela; PEREIRA, Ana Maria (org.). 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação: abordagens e estudos. Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora, 2023. v. 1. p. 341-370. (Selo NYOTA).

Acesse: https://3b2d7e5d-8b9a-4847-aa3e-40931d588fb7.filesusr.com/ugd/c3c80a_14684946204b4b1aa5220e7cdf023619.pdf


2022

ALVES, Ana Paula Meneses. Competência em informação em três atos: ética, saúde e emancipação social: perspectivas e reflexões. In: SILVEIRA, Fabrício José Nascimento da; FROTA, Maria Guiomar da; MARQUES, Rodrigo Moreno (org.). Informação, Mediação e Cultura: teorias métodos e pesquisa. Belo Horizonte: Letramento: PPGCI, 2022. p. 207-232.

Acesse: https://pgda.eci.ufmg.br/wp-content/uploads/2022/07/E-book-Livro-Informacao-mediacao-e-cultura-teorias-metodos-e-pesquisas-1.pdf


ALVES, Ana Paula Meneses. Como fazer uma pesquisa escolar. In: RABÊLO, Giovana Armidoro; RODRIGUES, Rosana Ferrareto Lourenço (org.). aCOMTECe no Ensino Médio. Campinas: Pontes Editores, 2022. v. 2. p. 9-40.

Acesse: https://loja.editora.unb.br/educacao/acomtece-no-ensino-medio-vol–3–da-educacao-infantil-a-posgraduacao-1955/p


ALVES, Ana Paula Meneses. Como fazer uma pesquisa científica em fontes confiáveis. In: Gustavo Aurélio Prieto; RODRIGUES, Rosana Ferrareto Lourenço (org.). aCOMTECe na Graduação. Campinas: Pontes Editores, 2022. v. 4. p. 9-42.

Acesse: https://loja.editora.unb.br/educacao/acomtece-na-graduacao-vol–4–da-educacao-infantil-a-posgraduacao-1956/p


SILVA, Sandra Pedro da et al. Ação intraempreendedora em unidades de informação: Estudo de caso do Laboratório de Suporte às Carreiras (LabCar) da UNESP. In: CASAGRANDE, Elton Eustáquio et al. Empreendedorismo na prática: conexões entre ciência, mercado e sociedade. Bauru: Editora Ibero-americana de Educação, 2022. p. 207-232.

Acesse: https://www.editoraiberoamericana.com/posts/?dt=empreendedorismo-na-pratica-RFZqYmp5ei9xY2E5K2dlOXJOQTJaQT09


2021

PAULA, Claudio Paixão Anastácio de; TERTO, Ana Luisa de Vasconcelos; GONZAGA, Carolina Costa Gonzaga; SANTOS, Simone de Souza. Vulnerabilidade das mulheres e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTS): a Competência em Informação como recurso emancipatório. In: ALVES, Ana Paula Meneses (org.). Estudos avançados sobre Competência em Informação. Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora, 2021. p. 195-214. (Selo NYOTA).

Acesse: https://www.nyota.com.br/_files/ugd/c3c80a_caba3d6e522b45f2ab0abae8430abefd.pdf


SANTOS, Adriano Lages dos; ALVES, Ana Paula Meneses. Percepção de Competência em Informação por alunos e profissionais da área de Tecnologia da Informação: um mapeamento sistemático da literatura. In: ALVES, Ana Paula Meneses (org.). Estudos avançados sobre Competência em Informação. Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora, 2021. p. 173-194. (Selo NYOTA).

Acesse: https://www.nyota.com.br/_files/ugd/c3c80a_caba3d6e522b45f2ab0abae8430abefd.pdf


RODRIGUES, Gisele da Silva; SOUSA, Eliane Silva de; ALVES, Ana Paula Meneses. O movimento Information Literacy na UFMG. In: ALVES, Ana Paula Meneses (org.). Estudos avançados sobre Competência em Informação. Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora, 2021. p. 141-172. (Selo NYOTA).

Acesse: https://www.nyota.com.br/_files/ugd/c3c80a_caba3d6e522b45f2ab0abae8430abefd.pdf


SILVEIRA, Antônio Claudio Jorge da Silveira; ALVES, Ana Paula Meneses; NASSIF, Mônica Erichsen. Competência em Informação: uma proposta como componente curricular em cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação. In: ALVES, Ana Paula Meneses (org.). Estudos avançados sobre Competência em Informação. Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora, 2021. [Selo NYOTA]. p. 23-64. (Selo NYOTA).

Acesse: https://www.nyota.com.br/_files/ugd/c3c80a_caba3d6e522b45f2ab0abae8430abefd.pdf


SALES, Rodrigo de; GARCEZ, Dirnéle Carneiro. Biblioteca como um contradispositivo de resistência e decolonialidade. In: CARDONA, Natalia Duque; SILVA, Franciéle Carneiro Garcês (org.). Epistemologias latino-americanas na Biblioteconomia e Ciência da Informação: bibliotecas desde Abya Yala e as sociedades e culturas na perspectiva sul. Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora, 2021. p. 183-208. (Selo NYOTA).

Acesse: https://www.nyota.com.br/_files/ugd/c3c80a_5d720b4c13d04502a62178fb87ae7678.pdf


ANDRADE, Diogo Roberto da Silva; ALVES, Ana Paula Meneses. A mediação da literatura homoerótica brasileira: abordagens reflexivas sobre o papel cultural da Biblioteca Universal Guei. In: CARDONA, Natalia Duque; SILVA, Franciéle Carneiro Garcês (org.). Epistemologias latino-americanas na Biblioteconomia e Ciência da Informação: bibliotecas desde Abya Yala e as sociedades e culturas na perspectiva sul. Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora, 2021. p. 209- 234. (Selo NYOTA).

Acesse: https://www.nyota.com.br/_files/ugd/c3c80a_5d720b4c13d04502a62178fb87ae7678.pdf


ROMEIRO, Nathália Lima. Mediação da informação em bibliotecas escolares como estratégia para prevenção da violência de gênero. In: CARDONA, Natalia Duque; SILVA, Franciéle Carneiro Garcês (org.). Epistemologias latino-americanas na Biblioteconomia e Ciência da Informação: bibliotecas desde Abya Yala e as sociedades e culturas na perspectiva sul. Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora, 2021. p. 235- 260. (Selo NYOTA).

Acesse: https://www.nyota.com.br/_files/ugd/c3c80a_5d720b4c13d04502a62178fb87ae7678.pdf


RICARDO, Filipe; PAULO; Rodrigo Barbosa de; ALVES, Ana Paula Meneses. Ações e Programas de Competência em Informação para Bibliotecas Escolares. In: SILVA, Eduardo Valadares da et al. (org.). Bonitezas da biblioteca escolar: um guia para boas práticas. Belo Horizonte: KMA, 2021. p. 37-66.

Acesse: https://nersi.eci.ufmg.br/livros/bonitezas-da-biblioteca-escolar/