Programa de alfabetização digital, informacional, midiática e literária de adolescentes mulheres em Moçambique e Brasil (PADIM)

O Programa de alfabetização digital, informacional, midiática e literária de adolescentes mulheres em Moçambique e Brasil (PADIM) é uma aplicação multirregional de projeto de extensão e pesquisa, inspirado em uma iniciativa moçambicana de alfabetização digital de adolescentes mulheres, realizado pela Universidade Eduardo Mondlane, na Escola de Comunicação e Artes, em Maputo, Moçambique.
O projeto maior é uma iniciativa internacional em parceria com Moçambique e três universidades brasileiras. No Brasil, além da Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte, Minas Gerais – as ações também acontecem na Universidade Federal de Rondonópolis – Rondonópolis, Mato Grosso – e Universidade Federal de Rondônia – Porto Velho, Rondônia.
O PADIM baseia-se em uma bem-sucedida cooperação internacional Moçambique-Espanha, denominada Jovens Mulheres nas TIC e na Alfabetização Digital de Jovens Mulheres, realizada desde 2012, coordenada pelos professores José António Moreiro Gonzalez (Universidade Carlos III de Madrid) e Manuel valente Mangue (Universidade Eduardo Mondlane), tendo inspirado o doutoramento em Alfabetização Digital de Adolescentes, realizado pela professora Delfina Lázaro Mateus, do Departamento de Ciência da Informação (Escola de Comunicação e Artes/Universidade Eduardo Mondlane).
No novo contexto, o PADIM se modifica e explora outras alfabetizações, interessantes e inerentes a realidade de ambos os países, dessa forma o projeto macro explora outras alfabetizações – informacional, midiática e literária –, contextualizadas e inerentes a realidade brasileira e moçambicana, incluindo também conceitos de justiça social, empoderamento da mulher, letramento político, letramento em saúde e em saúde mental, bem como noções de educação cidadania.
Por meio do formato pesquisa-ação nos campos das Ciências Sociais Aplicas e contemplando, principalmente, as áreas de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. O PADIM tem como principal objetivo: realizar um processo educativo voltados a adolescentes que culmine no desenvolvimento de competências digitais, informacionais, midiáticas e literárias; além de trabalhar os preceitos de educação para cidadania, letramento político, empoderamento da mulher e justiça social.
A escolha do público-alvo, adolescentes mulheres de zonas urbanas e rurais de Moçambique e Brasil, se deve ao contexto social e cultural-tradicional aos quais estas adolescentes estão expostas, caracterizado por diversas formas de desigualdades e vulnerabilidades. No caso de Moçambique, esta vulnerabilidade tem como fatores principais os elevados índices de matrimônio infantil, a pobreza e de abandono escolar. No caso do Brasil se destacam as questões de vulnerabilidade informacional, desigualdades sociais, baixo índice de leitura e escrita e alto índice de evasão escolar de adolescentes socialmente vulneráveis, além da falta de informação sobre gravidez na adolescência, educação financeira, uso de tecnologias digitais e grande contato com desinformação. É relevante mencionar que os estados de Mato Grosso e Rondônia fazem parte da região da Amazônia Legal, que desempenha um papel crucial na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. No caso do projeto, destaca-se sua consecução sob o ODS 5: “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”.