Documento
Metadados
Autoria
Franciéle Carneiro Garcês da Silva
Título
Representações Sociais acerca das temáticas Africana e Afro-brasileira na Educação em Biblioteconomia no Brasil
Resumo
Esta pesquisa visa compreender as representações sociais acerca das culturas Africana e Afro-brasileira na Educação em Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil a partir de instrumentos normativos (projeto político pedagógico, ementa, programa e bibliografia das disciplinas) e dos discursos dos docentes pertencentes a instituições federais e estaduais que oferecem os cursos de Biblioteconomia. Como referencial teórico, apresenta a Black Librarianship Americana e os potenciais para a construção de uma Biblioteconomia Negra Brasileira. Contextualiza e discute a questão racial na sociedade brasileira e aborda sobre os elementos que unem Brasil e África, bem como os seus aspectos históricos, socioculturais e educacionais das populações de origem africana. A fundamentação teórico-metodológica se embasa na Sociologia do conhecimento e no socioconstrutivismo, que possuem como suporte metodológico a teoria das representações sociais. Trata-se de uma pesquisa aplicada e exploratória de cunho fenomenológico, cujo procedimento de coleta e análise dos discursos encontra-se embasado na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Além da entrevista, utilizou o questionário de caracterização do perfil dos docentes para coleta de dados. Os resultados referentes ao corpus documental demonstraram a presença de 16 disciplinas com abordagens relacionadas às culturas africanas e afro-brasileiras, sendo apenas oito específicas das temáticas e, destas, 12 são disciplinas optativas e quatro são disciplinas obrigatórias. Quanto às percepções docentes, a partir da análise do Discurso do Sujeito Coletivo, trouxe cinco pontos de discussão, a saber: a complexidade e diversidade dos desafios sociais da formação bibliotecária na atualidade; a formação do bibliotecário e a incipiente relação com as culturas africanas e afro-brasileiras; o desconhecimento das ações que inserem essas culturas em cursos de Biblioteconomia; a indicação de fontes bibliográficas, autores, disciplinas ou projetos sobre as culturas africanas e afrobrasileiras e o desenvolvimento da Biblioteconomia Negra Brasileira e a (consciência da) branquitude presente nos discursos docentes.
Palavras-chave
Biblioteconomia Negra - Brasil. | Educação Bibliotecária - Brasil | Culturas Africanas e Afro-brasileiras - Brasil | Representações Sociais | Percepções docentes
Número de folhas
521
Ano de depósito
27 de fevereiro de 2019
Tipo do trabalho
Dissertação
Grau
Mestrado
Curso
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Vinculação acadêmica
Escola de comunicação (ECO) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Local
Rio de Janeiro
Como citar
SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da. 𝗥𝗲𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗦𝗼𝗰𝗶𝗮𝗶𝘀 𝗮𝗰𝗲𝗿𝗰𝗮 𝗱𝗮𝘀 𝘁𝗲𝗺𝗮́𝘁𝗶𝗰𝗮𝘀 𝗔𝗳𝗿𝗶𝗰𝗮𝗻𝗮 𝗲 𝗔𝗳𝗿𝗼-𝗯𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗻𝗮 𝗘𝗱𝘂𝗰𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗲𝗺 𝗕𝗶𝗯𝗹𝗶𝗼𝘁𝗲𝗰𝗼𝗻𝗼𝗺𝗶𝗮 𝗻𝗼 𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹. 2019. 521 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1047
Comments are closed